Sobre Nós

A Associação dos Moradores do Bairro de Santa Amélia - Maceió-AL é uma das entidades de bairro mais antigas da parte alta da capital alagoana. Nasceu no início da década de 1980 quando um grupo de moradores do Loteamento Costa Rego (o mais antigo do bairro) juntaram-se em uma campanha por melhorias para a comunidade, como o abastecimento de água e transporte público. Logo perceberam a força da ação coletiva e liderados por Domingos Vanderlei fundaram a associação, responsável por grandes vitórias para a melhoria da qualidade de vida no bairro. 

Nos primeiros anos a atendendo pela sigla ASSAME a Associação conseguiu várias melhorias para a comunidade como a implantação da rede de abastecimento de água; linha de ônibus; eventos culturais (Festejos Juninos, das criaças, Natal e Revelion). Em 1987 a Associação foi reconhecida formalmente e somaram-se como melhorias um centro educacional e distribuição de alimentos (medida fundamental, em tempos de crise).

A primeira diretoria foi formada pelos moradores Domingos Vanderlei (Presidente), Benedito Gomes da Silva (Vice-Presidente), Simone de Albuquerque Pereira (1ª Secretária), Pedro Delfino Filho (2º Secretário), Maria Eleuza dos Santos (1ª Tesoureira), Maria Madalena de Lima (2ª Tesoureira), José Ivaldo Alves (Diretor Cultural), Alva Lúcia da Silva Barros (Diretora de Divulgação), Abimael Alves Barros (Diretor Esportivo) e Sebastião Nicácio Chaves (Diretor Social). No Conselho Fiscal, Benedito José Rodrigues e Edvon Alves dos Santos, completam o quadro de pioneiros na organização política do bairro.

Esta intensa movimentação persistiu na década de 1990, quando também se destacaram as figuras de Paulo Paz, Magalhães Vanderlei e Robert Manso, este último foi o terceiro presidente da Associação, após o mandato de Maria Eleuza dos Santos. A força política da associação é tamanha que contribui para que seu então presidentes chegue a câmara de vereadores: O Sr. Robert Manso, vereador por 2 anos.

A década de 2000 foi marcada por um hiato. Após a perda de dois grandes quadros pelo falecimento de José Edvaldo e Domingos Vanderlei e o grande sentimento de estagnatismo que toma conta de parte dos movimentos sociais brasileiros, a Associação praticamente para suas atividades. Sem sua principal ferramenta de força política a Santa Amélia praticamente para no Tempo, sem melhorias. 

Em 2013, após 10 anos de hiato, os moradores liderados por Damir Costa, José Everaldo, José Vergetti, Thaisa Vergetti, Natália Vergetti, Albena Cordeiro, Edneuza Santos,  Rosangela Vanderlei, Paulo Paz Filho, José Petrúcio, Vitória Régia e Magaydnan Vanderlei que lançam o manifesto "pro dia nascer feliz" reativam a Associação com o mesmo espiríto lutador. Em poucos anos, a AMBAS vem lutando cotidanamente por melhorias para a comunidade, e em poucos anos conseguiu importante vitórias, melhorias no transporte público, na vida cultural do bairro e na urbanização.