Semana da visibilidade Lésbica, porque apoiar.

11/09/2015 21:37

 

Em meio a efervescência da política brasileira e a discussão sobre direitos humanos de grupos sócias discriminados é comemorado nesta semana o período da visibilidade lésbica.

Conforme o site “Catraca Livre”, o Dia da Visibilidade Lésbica é celebrado em 29 de agosto, data que lembra a realização do primeiro Senale (Seminário Nacional de Lésbicas) ocorrido há 18 anos no Rio de Janeiro, quando ativistas se uniram para falar mais alto pela visibilidade e para incentivar a valorização das mulheres bi e homossexuais (Catraca Livre).

Nesta semana em todo o país estão sendo intensificadas as atividade que tratam deste tema, algo fundamental para o Brasil, que se projeta como uma das maiores democracias do planeta, mas sofre no tratamento de tabus como a liberdade sexual e de estilo de vida.

Anualmente, milhares de casos de violência são associados à homofobia, e mesmo a luz do processo de globalização onde a convivência multicultural é regra, alguns setores tradicionais vem se demonstrando incapazes de conviver com as diferenças.

A AMBAS é uma organização independente e que defende um modelo de sociedade onde prevaleça a igualdade de direitos. Estamos atentos a esta questão, e manifestamos nosso apoio a causa e seus simpatizantes. Uma sociedade livre é construída a partir de pessoas livres, pautada no respeito individual e coletivo.

Parafraseando a Filósofa Rosa Luxemburgo, “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”. Apoiar a semana da visibilidade lésbica é um dever para todos aqueles que defendem um mundo justo, onde reine a paz e as relações sociais harmoniosas.