Rua São Miguel: Prefeitura suprime árvores que bloqueiam passagem

09/10/2015 10:33

Inicialmente a paisagem parece de um crime ambiental, mas não, não se trata disto, mas sim da retomada de um bem público, a Rua São Miguel; com a ajuda da Prefeitura Municipal de Maceió/Superintendência de Limpeza Urbana (SLUM), a AMBAS está desobstruindo uma das ruas mais antigas do bairro, ligação entre o Loteamento Costa Rego e a MAC-102 – Avenida Jorge Montenegro Barros. Durante Anos a rua teve um de seus trechos totalmente obstruído pela combinação entre abandono do poder público e o uso inadequado da área como extensão de uma empresa de jardinagem, o que transformou a via pública em bosque e lixão.

Tal cenário é profundamente danoso à comunidade pois impede o direito constitucional de ir e vir;  contribui para a proliferação de doenças e vetores; e é um peso negativo na valorização do bairro.

Além disso, a reabertura da via é uma das reivindicações mais antigas. A última limpeza do local ocorreu há 17 anos e foi também liderada pela Associação de Moradores. Segundo o morador e membro presidente da atual gestão da AMBAS, Damir Costa “É com grande prazer que vemos a reabertura de uma via que fazia parte dos caminhos diários da comunidade, mas que durante tanto tempo nos foi roubada; Agora a rua volta a ser nossa! E é com orgulho que repetimos aquela vitória de 17 anos atrás, lembro como hoje a cena emblemática do então presidente Robert Manso e o vice Domingos Vanderlei de carona em um trator cercado de pessoas que reabriam a via em um mutirão, foi uma das cenas que mais marcaram minha relação com a Associação na infância”.

Ainda segundo o atual presidente da AMBAS as dificuldades em fazer valer o direito da comunidade, enfrentando a burocracia e a nebulosidade do tempo e de agentes contrários, só valorizaram a vitória, mas ainda não é o fim. A supressão da vegetação é apenas uma etapa da desobstrução, restando ainda a destocagem (retirada da base e raízes das Árvores) e limpeza. Está segunda fase é a mais complexa, pois segundo técnicos da prefeitura, o contrato entre o município e a empresa terceirizada não cobre a destocagem, havendo assim a necessidade de encontrar uma solução para efetuar o serviço, o que está sendo estudado pela AMBAS. Faz parte ainda, a terraplanagem da via, que será efetuada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA).

A AMBAS luta ainda pela implantação de rede de posteamento e iluminação e, apesar de não ser responsabilidade da Associação, prevê a plantação de mudas na Área da Praça Domingos Vanderlei como medida compensadora a supressão das Árvores que foram inadequadamente plantadas em plena via pública rua São Miguel.

Segundo Damir Costa, a desobstrução da Rua São Miguel é uma medida parcial para o grande objetivo da AMBAS, “a completa urbanização (implantação de rede de drenagem, esgotamento sanitário, pavimentação, sinalização) da rua São Miguel, assim como toda a rede viária do bairro que ainda não conhece a cor do asfalto. Precisamos urgentemente recuperar o tempo perdido, será uma luta árdua, mas contamos com a ajuda da população!”.