PRAÇA DOMINGOS VANDERLEI: Dia da Árvore (21/09) é realizado com grande sucesso!

21/09/2015 15:51

A segunda-feira, dia 21/09, foi de grande movimento na Praça Domingos Vanderlei. Foi realizado o "dia da Árvore na Praça", uma parceria da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (SEMPMA) e a Associação dos Moradores da Santa Amélia (AMBAS).

O evento contou com forte participação de Escolas e da população local e contou com a realização de Oficina de Reciclagem de Material PET ministrado pela Coordenação de Educação Ambiental da SEMPMA, Plantio de Mudas do Bioma Mata Atlântica e Aula de Campo.

 

Foram envolvidos cerca de 250 pessoas que além de difundir a educação ambiental e a proteção a flora local, manifestaram grande euforia com a urbanização da Praça Domingos Vanderlei. A área possui localização privilegiada, as margens da MAC-102 – Avenida Jorge Montenegro Barros, integrada a Área de Proteção Ambiental (APA) Catolé e Fernão Velho e com uma vista panorâmica para sua Reserva Floresta, a Laguna Mundaú/Oceano Atlântico, as cidades históricas de Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte e Satuba e o Polo Multifabril de Marechal Deodoro (Antigo Polo Petroquímico).

Também participou do evento o Secretário Municipal de Proteção Ambiental, Sr. Davi Maia, demonstrando grande otimismo com a transformação do local. Davi reforçou o compromisso da Gestão Municipal na urbanização da Praça e parabenizou a população pelo trabalho comunitário realizado.

A AMBAS agradece a participação dos agentes evolvidos: Escolas; comunidade; a SEMPMA,  sua Coordenação de Educação Ambiental e Diretoria de Parques e Jardins; a SLUM. A Associação credita o sucesso a interação entre estes atores que abraçaram o projeto e garantiram o plantio não só mudas do Bioma Mata Atlântica, mas sementes que darão importantes frutos a curto e médio prazo para a qualidade de vida do Bairro e da Cidade.  

 

 

NOSSA POLÍTICA

A Praça Domingos Vanderlei, juntamente com o Espaço Multiesportivo Abimael Barros e o Mirante Portal da APA Catolé e Fernão Velho, são obras de suma importância para o Bairro e a qualidade de vida da população. A AMBAS menciona a disposição do Poder Público Municipal em urbanizar a área, mas entende que a ação da Prefeitura transpassa por um roteiro de processo que impossibilitam a ação de imediato do município. Assim, paralelo a ação a médio prazo da Prefeitura, defende uma ação paralela da comunidade, que a ação comunitária providencie melhorias imediatas como a melhoria de sua infraestrutura, decoração e eventos pontuais. É neste sentido que programamos para as próximas semanas e implantação de uma campo tipo terrão que marcará o início da implantação do Complexo esportivo Abimael Barros e deverá ser em um horizonte próximo urbanizado pela prefeitura.  A construção das primeiras estruturas da Praça Domingos Vanderlei Demonstrou que o trabalho comunitário pode promover grandes melhorias para a qualidade de vida da população. A União Faz a força! 

 

 

Fotos: Davi Pontes