Ponto de ônibus da Pestalozzi: AMBAS Recepciona Equipe da SMTT em visita técnica

11/09/2015 20:34

Na manhã desta segunda-feira, 17/08, A AMBAS acompanhou a visita da equipe técnica da SMTT responsável por pontos de ônibus. O objetivo foi estudar a distribuição das paradas na MAC-102 – Avenida Jorge Montenegro de Barros, no trecho entre a sede da empresa de ônibus São Francisco e o Loteamento Costa Rego.

O foco foi analisar o trânsito no local e a implantação de um ponto de ônibus nas proximidades da Fundação Pestalozzi, o que beneficiaria os usuários desta entidade (alguns destes com dificuldade de locomoção) e comunidades da região como o Porto Belo e o Vivenda do Alto.

Atualmente estes usuários são obrigados a se deslocar até as paradas de ônibus na altura da Empresa São Francisco ou do Sítio Santa Helena que se distanciam em aproximadamente 480m. Além da distância, enfrentam as más condições estruturais da via, como a falta de calçada e alagamentos no inverno, além da sensação de insegurança, especialmente pela noite.

A Equipe liderada pela Arquiteta e Urbanista Carla Mendes vem trabalhando para dar uma resposta técnica rápida e definitiva a população. A AMBAS reconhece este esforço, visto que paralelo a necessidade iminente dos usuários do transporte público na instalação do ponto, há uma situação de risco pelo conflito de trânsito no trevo entre a MAC-102 – Av. Jorge Montenegro de Barros e a Travessa Rio da Silva (acesso ao Tabuleiro dos Martins), comprovado pela ocorrência frequente de acidentes no local. Logo, a resposta a população tem que ser técnica, contemplando a instalação do ponto de forma a garartir a segurança do usuários. A expectativa da AMBAS é que o ponto seja instalado em algumas semanas. 

Outra preocupação demonstrada pela equipe técnica, e respaldada pela AMBAS, é o cuidadado na modificação de pontos de ônibus atuais, "já que eles já estão consolidados e uma mudança pejudicaria parte dos atuais usuários destes pontos", afirma Carla Mendes, por isso a ideia é criar um novo ponto na região da Pestalozzi e não a transferência de outro ponto para este local. 

Uma outra hipóteses que chegou a ser sugerida por membros da SMTT foi a transferência do Ponto de ônibus do Loteamento Costa Rego para a área da Praça Domingos Vanderlei, a AMBAS manifestou-se a favor desta mundança, mas não para o momento. A avaliação parte do ponto de vista que o terreno da praça permanece até agora sem limpeza, iluminação adequada e movimento, ou seja, no momento é um local insegura para intalação de uma parada de ônibus. A equipe técnica da SMTT respaldou a posição da AMBAS e esta ultima mudança só deverá ocorrer quando a área for revitalizada, e a praça instalada. 

 

NOSSA POLÍTICA

Paralelo a implantação do ponto de ônibus, a AMBAS cobra da prefeitura a reforma da via principal do bairro, inclusive com a implantação de ciclovia/passeio e um projeto de trânsito que melhor discipline a convivência entre condutores e pedestres. A AMBAS ver na futura praça Domingo Vanderlei o ponto de encontro ideal para os usuários da via; nesta praça devem ser instalados quadras esportivas (Espaço Multiesportivo Abimael Barros), equipamentos para exercicios físicos e um mirante para a Laguna Mundaú e região. Quanto ao recapeamento da pista da MAC-102, a prefeitura prometeu o início da obra para no mês de setembro, fim do período chuvoso. Estamos atentos e pedimos a ajuda da população, participe!