Insegurança: Assalto Frustrado e Assaltante baleado

12/09/2015 07:34

 

Uma tentativa de assalto no inicio da manhã desta quinta-feira, 20 de agosto de 2015 quase terminou em tragédia. Dois assaltantes abordaram a vítima na MAC-102 - Av. Jorge Montenegro Barros, nas proximidades da Fundação Pestalozzi. Após reação, um dos assaltantes disparou um tiro que acabou atingido seu comparsa. Mesmo com o incidente o primeiro assaltante se evadiu do local em um motocicleta anteriormente roubada, tombando alguns metros depois e fugindo a pé.  

Um profissional do SAMU que passara no local fez os primeiros socorros ao segundo assaltante. Sobre a vitima do assalto, não foram vinculadas notícias detalhadas, mas ela não chegou a ser atingida por disparo. 

O acontecido foi noticiado no AL-TV - 1ª Edição, do canal TV Gazeta de Alagoas. E causou um congestionamento local, devido a concentração de curiosos.

Confira a matéria em: https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2015/08/bandido-fica-nervoso-e-atira-em-comparsa-em-maceio-diz-policia.html

 

ESTADO VIOLÊNCIA

 

O Estado de insegurança vivenciado por Maceió e Alagoas não é novidade. Conforme dados dos órgãos especializados o Estado é um dos mais violentos do país, especialmente para a população jovem; a ONU considera território em Estado de Guerra civil aquele com taxa superior a 10 homicídios a cada grupo de 100 mil habitantes; Maceió possui quase 8 vezes este valor, 79 mortos a cada grupo de 100 mil habitantes.

A Santa Amélia, apesar de ser considerada um dos bairros menos violentos da capital alagoana também sofre bastante. Assaltos a residências e a transeuntes e condutores na MAC-102 - Av. Jorge Montenegro Barros ocorrem com certa frequência, apesar do bairro sediar uma delegacia civil e um posto policial militar. Isto demonstra, que a insegurança não é um problema simples, de fácil solução. Apesar da cultura de que a presença da policia por si só resolveria o problema, na prática esta medida não ultrapassa a "sensação de segurança", o que pode ser exemplificado pela presença delegacia do DEIC a pouco mais de 200m do ocorrido. 

A AMBAS defende uma solução abrangente para este problema, que contemple um modelo de policiamento comunitário, investimentos em cultura, esporte e laser e uma revolução no tratamento do estado/sociedade para com a Educação. São apenas algumas das medidas que poderão garantir a médio e longo prazo mais segurança. Mas em um país marcado pela discrepância social, a solução não é simples; problemas complexos, necessitam de soluções complexas, conjunturais e culturais.

Veja Também: AMBAS denuncia insegurança na Santa Amélia (Matéria Gazeta de Alagoas)

https://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=249213